O Instituto

Desde que se tornou o primeiro brasileiro campeão do Circuito Mundial de Surf, Gabriel Medina passou a ser admirado por milhares de fãs. Em Maresias, onde cresceu e ainda reside, já era motivo de orgulho e exemplo para a comunidade por suas relevantes conquistas. Embora ainda não tivesse um projeto formatado, o surfista e sua família sempre ajudaram as crianças da região e incentivaram o crescimento da modalidade no litoral paulista.

Criado do sonho do primeiro brasileiro campeão mundial de surf, junto com a sua família, o Instituto Gabriel Medina (IGM) tem como foco a preparação de novos valores da modalidade, criar novos campeões nas ondas, usando o exemplo do ídolo. Com atletas selecionados no Circuito Medina/ASM, a instituição oferece, de forma gratuita, a mesma estrutura que hoje Gabriel Medina conta na parte técnica, física e médica, além de garantir aos atletas aulas de idiomas e de informática, já visando as trajetórias futuras.

A família acredita que o esporte será uma ferramenta social importante, pois exige disciplina, fundamental na educação e mesmo em qualquer carreira que sigam. Primeiro do gênero no Mundo, o IGM tem como objetivo ser referência no Brasil e até no exterior diante da estrutura apresentada.

A estrutura

Os participantes contam com treinamentos com professores capacitados, equipamentos à disposição, academia completa, piscina e até mesmo cama elástica para treinos de manobras aéreas. Outro destaque é o palanque construído de frente para as ondas, para a simulação de baterias.

Há, também, auditório para aulas de idiomas e palestras socioeducativas e o Tech Lab, criado em parceria com a Microsoft, onde aprendem a editar seus próprios vídeos, das ondas surfadas. Além de acompanhamento médico, com o trabalho de promoção da saúde, o IGM contará ações de saúde bucal – preventivas e de tratamento.

Seguindo a proposta de educar através do esporte, nossa única exigência para ingressar no projeto é a comprovação da frequência escolar do participante.

A sede está, estrategicamente, instalada na Praia de Maresias, de frente para o mar, exatamente onde Charles Saldanha ensinou Gabriel Medina a surfar. No Instituto, Charles atuará como uma espécie de orientador geral, passando toda a sua vivência junto a Gabriel para que a mesma metodologia seja aplicada. “Vamos tentar fazer o nosso melhor para eles darem o melhor deles”, avisa Charlão Medina, como é mais conhecido.

Gabriel já adianta que sempre que possível estará próximo ao Instituto, passando para a garotada a sua experiência, trocando ideias e até treinando junto. “A molecada não vai sentir falta de nada. Esse Instituto me dá força. Eu não vou mais só representar a minha cidade, o meu país, a minha família, e sim eles também”, comenta Gabriel, referindo-se aos atletas do IGM.

Diariamente, os participantes terão aulas práticas e teóricas, refeições e muita interação para o desenvolvimento de suas habilidades e técnicas. A programação com os surfistas será de segunda a sexta-feira, em dois períodos (matutino e vespertino), permitindo que os 38 beneficiados participem no contra turno da escola. Há, ainda, treinos especiais aos finais de semana, com simulação de competições.

Também nos finais de semana, serão desenvolvidas ações sociais, envolvendo as famílias, com cursos profissionalizantes de manicure, pedicure, maquiagem, cabelereiro, com duração de três meses cada; reuniões mensais com os pais; e festas em datas comemorativas.

Através do treinamento de surf de forma lúdica, incentivando a permanência dos jovens na escola e contribuindo para o desenvolvimento social e intelectual dos indivíduos, o IGM quer mostrar aos participantes que que por trás de um atleta, existe a formação do cidadão, em todos os aspectos (social, formativo e esportivo).

Queremos que os jovens conheçam os inúmeros benefícios que o esporte pode proporcionar em suas vidas, ensinando disciplina, trabalho em equipe, respeito à hierarquia, lidar com vitórias e derrotas, traçar metas, alcançar os sonhos, vencer obstáculos, entre outras coisas presentes na rotina de todo cidadão.

Além disso, é de conhecimento geral os benefícios proporcionados pela prática regular da atividade física, seja na promoção da saúde, no contexto social em que se criam valores morais ou ainda na descoberta e desenvolvimento de jovens promessas. O trabalho está só começando.